sexta-feira, 10 de julho de 2009

spiral taping (Bio-balance Taping)

O spiral taping utiliza uma reticula de fitas de esparadrapo conhecida como cross-tape. Os Cross Tape atuam como bandagem terapeutica sem nehum medicamento cujo mecanismo de ação se baseia no controle das correntes eletromagnéticas que passam pela pele melhorando a função de orgãos superficiais e pofundos. Eu utilizo e ensino estas tecnicas de Terapia do Esparadrapo ha mais de 10 anos no Rio de Janeiro. O Cross Tape é formado por 3-4 tiras de esparadrapo não elásticas cruzadas em uma direção específica para ajudar a melhorar o equilibrio corporal ou de zonas corporais podendo ser utilizados para ajudar o funcionamento muscular ou em pontos de acupuntura. Tendo como representante da Spiral Taping do Japão no Brasil, o dr. Tadamassa Yamada (http://www.grupooriental.com.br/spiral/iental.com.br/spiral/). Embora haja outras tecnicas envolvendo o seu uso como o RMA brasileiro (http://www.metodorma.com.br/) e o Bio-balance Taping da Corea (http://www.biobalancetaping.com/html/type/main.html) e o Taping Korea (http://www.tapingkorea.co.kr/ec21/html/product_2.htm).

O que é a terapia com Cross Tape?
É uma terapia de bandagens neuromusculares que foi criada por Nobutaka Tanaka no Japão e atualmente desenvolvida como o Bio-balance taping pelo Dr. Aeo, Kang (Especialista em medicina de rehabilitação e Pediatría / Presidente da Associação Médica Coreana de Bandagem de Balanceamento) baseada nas vantagens que tem os principios da medicina oriental e ocidental. Aplicam-se as fitas adesivas cruzadas em pontos de acupuntura para restabelecer a bioeletricidade em vasos linfáticos e pontos sensíveis para controlar e restabelecer o desequilíbrio alterado. Obtendo-se assim uma rapida recuperação e auto-regulação através da homeostase.

A teoría e práctica da aplicação do Cross Tape.
Segundo a teoria desenvolvida para o balance taping, sabe-se que os músculos estão sobre o comando dos nervos motores sensoriais (arco reflexo gama). Por outro lado os nervos vegetativos tem relação importante com os musculos e a pele assim como com os vasos linfáticos. Portanto há na superfície da pele pontos centrais para as neurotransmissões.
Sabemos que alguns exames são baseados em fenomenos elétricos internos do corpo através da pele como o eletrocardiograma e eletroencefalograma onde se captam as mudanças elétricas destes orgãos através de medidas pela pele. Por isso podemos entender que o corpo pode ser controlado por estes fluxos eletromagnéticos sutís assim como os orgãos que são afetados quando aplicamos estas reticulas na pele. Basta apertar buscando perceber o grau de sensibilidade existente nos pontos do mapa e aplicar a retícula nestes pontos. Existem também as aplicações padronizadas para determinados tipos de dores e sintomas.
Por ser uma técnica muito nova, há varios grupos estudando e desenvolvendo novas formas de aplicação deste sistema de maneira independente, assim como a TÉCNICA DO ESPARADRAPO de Abigail Caraciki (http://www.terapiadecaminhos.com.br/abgail.htm). Este método não invasivo de tratamento é muito eficaz sendo um excelente recurso terapeutico para os praticantes da Terapia Oriental. Há também o sistema Kinesio Taping desenvolvido pelo chiropractico japones Kenzo Kaze que utiliza bandagens adesivas elásticas aplicadas em areas determinadas na pele (www.kinesiotape.ca/kinesioconcepts.htm) Este é outro tipo de tratamento utilizando bandagens adesivas de grande importancia na reabilitação física e no alivio de dores crônicas do corpo humano, assim como no caso de lesões dos atletas.




Um comentário: