quinta-feira, 16 de julho de 2009

Mubun Dashin


A técnica de Dashin é uma técnica antiga da acupuntura em que uma grande agulha (uchibari) é golpeada por um martelo de madeira pequeno (kozuchi) e aplicada principalmente à área abdominal. Era parte da acupuntura japonesa como recurso principal no século XVII é provavelmente o mais sofisticado método de técnicas abdominais da acupuntura.

O abdômen ou Hara é uma parte muito sensível e protegida do corpo humano é a área de distribuição da energia Ki. Mubun Dashin trata-se de uma técnica peculiar desenvolvida por sábios do passado que transformou-se numa técnica japonesa popular usada somente no Japão.

A percussão da agulha através do martelo na área utilizando agulhas do ouro ou de prata com pontas não afiadas criam uma vibração especial ao abdômen sem dor. As vibrações fazem parte de uma das muitas fases de transformações do Ki. O acupunturista pode dispersar o jaki (Ki mau) no abdômen do paciente onde os órgãos de Zang-fu são encontrados como a fonte de todo o sistema de energia do corpo. Este tratamento abdominal é a aproximação direta aos órgãos de Zang-fu usando a vibração, dispersando o Oketsu (sangue toxico) e o acúmulo de substancias venenosas na área abdominal.

A origem da técnica de Dashin
Não há nenhuma pessoa identificável como inventor da técnica de Dashin. Há, entretanto, um clássico existente que explica. O clássico é intitulado Shindo Hiketsu Shu (compilação dos segredos da acupunctura) que é um guia para o estilo de Mubun da técnica de Dashin. No começo deste clássico, há uma história que explica como Misono Mubunsai, um acupunturista adiantado do século XVI foi motivado tentar a técnica Dashin, diz que Mubunsai era uma monge budista da escola zen cuja a mãe sofria de uma doença séria. Para ajudá-la, primeiramente usou a técnica direta da inserção mas o tratamento era ineficaz para sua doença. Esforçando-se e meditando sobre ele, tentou a técnica do Dashin. Esta mostrou bons resultados.
Uma das características desta técnica, além de usar um martelo de madeira para percutir nas agulhas de batida, pode tratar, não apenas pontos de acupuntura mas igualmente áreas reativas que possam manifestar-se no abdôme. As áreas reactivas tendem a ser os espaços que podem cobrir um área extensa um pouco do que pontos. No Shindo clássico acima mencionado Hiketsu Shu, esta área reativa é descrita como o ja (mal), ou o jaki (energia má), e o tratamento é centrado sobre o tratamento da área diretamente. No estilo de Mubun que trata somente a área abdominal, Mubunsai criou uma carta original dos diagnósticos abdominais que cobrem os órgãos fu e do zang. Os Acupunturistas da escola Mubun acreditam que todas as doenças estão enraizadas no abdômen e ali procuram a causa da doença, no abdômen, não importa onde em seu corpo os sintomas possam aparecer.

Nenhum comentário:

Postar um comentário