segunda-feira, 13 de julho de 2009

Shakujyu Nucleoterapia


O Shakujyu é uma técnica de acupuntura do Japão que utiliza o conceito de retirar o excesso Shaku e preencher o vazio Jyu. Desenvolvida por Shoji Kobayashi conhecida como Núcleoterapia da acupuntura; traduzindo o seu nome de japonês para português.
O conceito e a metodologia deste sistema de terapia de núcleo da acupuntura combinam três elementos fundamentais: A reflexologia do Hara (abdome) que é considerado o centro da energia vital, a respiração (ritmo respiratório) e a região paraespinhal de pontos Yu(meridiano da Bexiga). Kobayashi montou um método original de tratamento de raiz (núcleo), usando a flexibilidade do Yin/Yang, os cinco elementos e os 8 princípios da acupuntura. Atuando sobre os pontos através de uma agulha de contato (seishokushin) chamada Teishin e moxaterapia Okyu, dirigindo a energia Ki através de testes básicos unindo a energia da intenção mental de dirigir o Ki para o caminho da cura buscando a seleção de pontos pessoais de cada paciente. Utiliza os pontos do abdome em padrões de 5 elementos, costas em padrões dos 5 elementos e os pontos de localização do pulso em padrões de 5 elementos para tratar o próprio pulso. Agindo assim Kobayashi observa quando há o suspiro feito pelo paciente demonstrando que o padrão de tratamento foi aceito pela energia Ki (seiki=respiração da vida). Trata-se de um método moderno de alta efetividade para tratar vários problemas de saúde rendendo excelentes resultados.
ESBOÇO DO PROCEDIMENTO DO TRATAMENTO
1.Realiza procedimentos da avaliação através da observação, da interrogação e da auscultação.
2.Completa os dados recolhidos em registro do paciente (confirmando a queixa principal).
3.O paciente reclina de face para cima (supino).Observa-se a pele do abdômen, confirma-se pontos de referência. Execute o contato da agulha teishin (etapa 1 da terapia do núcleo da acupuntura).
4.Avalia o ajuste do pulso (etapa 2 da terapia do núcleo da acupuntura).
5.Encontra o shaku abdominal (etapa 3 da terapia do núcleo da acupuntura).
6.O paciente vira para baixo. Confirma-se os pontos de referência nas costas. Execute o contato da agulha teishin na parte traseira. Encontre e trate pontos Yu de acordo com os resultados abdominais. Caso necessário, use os tratamentos em meridianos.
7.O paciente gira de face para cima (supino). Encontre o shaku abdominal. Trate pontos necessários de acordo com o shaku (etapa 4 da terapia do núcleo da acupuntura). Trate pontos na margem costal inferior (etapa 5 da terapia do núcleo da acupuntura). Caso necessário, use os tratamentos suplementares de (etapa 6 da terapia do núcleo da acupuntura). Confirme o teste padrão final do pulso.
8.O paciente se senta, use tratamentos suplementares para a posição sentada (pontos do m. trapézio). Examine visualmente o corpo inteiro.
Veja o video:http://www.idononippon.com/dvd/shinkyu/ivd0122-8.html

Nenhum comentário:

Postar um comentário