terça-feira, 7 de julho de 2009

Agulha de Contato (Seishokushin)

A técnica da agulha de contato deriva do uso da agulha do Imperador Amarelo, que não utiliza inserção, mas apenas pressão do local da pele onde reside o ponto de acupuntura a tratar. Eu ministro cursos sobre o uso da agulha de contato para alivio de dores corporais e desequilíbrios funcionais dos meridianos, assim como equilíbrio da cintura pélvica e do ATM.
A foto ao lado nos mostra uma agulha de inserçao e duas agulhas de contato, mais dois ionband um de aluminio e outro de cobre para serem afixados na pele com esparadrapo para reforçar o efeito.
As agulhas de contato são geralmente confeccionadas em metal nobre: ouro, prata ou ligas dos mesmos. Essa técnica é muito usada pelas escolas japonesas de acupuntura, derivada do uso das agulhas de Acupuntura Pediátrica Shonishin, observou-se com a prática que também é util para tratar adultos. O seu efeito terapeutico é garantido, utilizam-se os mesmos movimentos de estímulo ou manipulações de agulha de inserção com esta agulha de contato. O seu resultado é rapido e eficiente em dores e outros sintomas. A escola Toyohari a utiliza extensivamente em suas terapias, assim como outras escolas japonesas. Quando seguramos a mesma com os dedos idicador e polegar ela atua estimulando o Ki, e quando a seguramos com os dedos médio e polegar, acalmamos o Ki.

O uso da agulha de contato poderá ser utilizado com pacientes que não gostam de ser puncionados ou tem medo das agulhas, assim como no tratamento de crianças. Atualmente a agulha de contato é muito popular no Japão, vários acupunturistas tem usado este modelo ao invés da agulha de inserção. Existem especialistas no seu uso e que rendem excelentes resultados com seus pacientes. Esta é mais uma forma de tratamento que promete ser bem popular no Brasil.



Um comentário:

  1. Muito interessante a tua matéria. Mas, porque estimulamos o qi com o indicador e o polegar? Que base tu usas para tal afirmação??
    Grato.

    polmach@gmail.com

    ResponderExcluir