domingo, 28 de junho de 2009

O incrível Okyu japones.


A técnica de tratamento usando Okyu, nunca deixa de nos surprender, pois basta apenas ser criativo e fazer tentativas inovadoras de sua aplicação para alcançar um efeito espetacular que anteriormente nunca havia conseguido. Portanto nunca devemos parar de descobrir os métodos de como aplicar esta técnica milenar de tratamento derivada da China e que se estabeleceu no Japão, sendo uma especialidade dos terapeutas japoneses. Há uma licença especial para a pratica de moxaterapia Okyu no Japão.
(ao lado o Hourokokyu)


A moxaterapia Okyu derivada da China veio para o Japão com a chegada do Budismo, onde vários livros foram importados e a sua prática foi incorporada pelos monges budistas para tratar os próprios monges ou os fiéis que frequentavam o Templo (Oterá).


Dentre estes métodos há o Hitotsu Yaito, ou moxa única que é feita no ponto abaixo do joelho Ashisanri (E36) para alcançar saúde e longevidade sem doenças. Este é um ponto tradicionalmente reconhecido pelas praticas budistas de moxaterapia.
(ao lado o Hitotsu Yaito)


O outro método é a aplicação de moxa em um prato de barro chamado Horouko Kyu, outra prática tradicional de alívio do stress e problemas de confusão mental ou mal estar. Esta aplicação é feita em conjunto com a recitação de mantras budistas sagrados de pacificação do espírito.


Para demonstrar a necessidade de sempre estar descobrindo métodos diferentes para alcançar bons resultados terapeuticos, demonstramos aqui o tratamento para paralisia do braço e formigamento que ficou completamente restabelecido utilizando este método de moxa com 3 cones em forma de fila na área do antebraço.

Estes pontos foram descobertos perguntando-se ao paciente onde ele sentia mal estar no braço, ou seja de onde ele (paciente) acreditava que seria o local responsável pelo seu problema de paralisia e formigamento indesejável. Ao mostrar esta área e por ser de grande extensão o moxaterapeuta cobriu o seu trajeto com vários cones de moxa para que o estímulo fosse forte o suficiente para alcançar o alívio procurado pelo sofredor. Após a primeira aplicação o paciente se livrou do formigamento e começou a apresentar movimentos nos dedos e mão. Com a repetição do tratamento em outras sessões ficou completamente restabelecido de seu problema.


Outro método de aplicação curioso é a moxaterapia sobre a pasta de Misso em pontos da pele. Esta aplicação é feita nas costas de um paciente idoso para a maioria de seus problemas. O uso da moxaterapia com Misso em idosos rende um excelente resultado na maioria de suas doenças. Por isso existe o provérbio ¨Moxa e Missô quanto mais velho melhor¨. Não importa que tipo de doenças o idoso tenha, ao encontrar os pontos sensíveis ao toque e pressão ou tensos devemos aplicar a pasta de misso nos mesmos e colocar os cones de moxa por cima e acende-los com incenso e deixar que a qualidade do seu calor penetre profundamente nestes pontos. Assim a energia Ki será fortalecida rendendo uma melhor circulação sangüínea e ativando a resitencia física, onde o idoso receberá os benefícios terapeuticos deste metodo de tratamento.
Aprendemos assim que não há ultimo mestre de aplicação de moxaterapia Okyu pois este é um método que os praticantes estarão sempre descobrindo novidades de como aplica-lo.
Por isso Isaburo Fukaya o grande conhecedor de moxaterapia do Japão viajou pelo interior do Japão a procura de antigos praticantes de moxterapia Okyu para aprender os seus métodos familiares de tratamento.
Portanto continue sempre praticando para ajudar ao próximo.

Um comentário:

  1. Estamos testando a moxa sobre misso para vacas com mastite. Somos muito gratos pela luz transmitida. Dr Canal MV - Itapetininga SP.

    ResponderExcluir