
(ao lado o Hourokokyu)
A moxaterapia Okyu derivada da China veio para o Japão com a ch
egada do Budismo, onde vários livros foram importados e a sua prática foi incorporada pelos monges budistas para tratar os próprios monges ou os fiéis que frequentavam o Templo (Oterá).

Dentre estes métodos há o Hitotsu Yaito, ou moxa única que é feita no ponto abaixo do joelho Ashisanri (E36) para alcançar saúde e longevidade sem doenças. Este é um ponto tradicionalmente reconhecido pelas praticas budistas de moxaterapia.
(ao lado o Hitotsu Yaito)O outro método é a aplicação de moxa em um prato de barro chamado Horouko Kyu, outra prática tradicional de alívio do stress e problemas de confusão mental ou mal estar. Esta aplicação é feita em conjunto com a recitação de mantras budistas sagrados de pacificação do espírito.
Para demonstrar a necessidade de sempre estar descobrindo
métodos diferentes para alcançar bons resultados terapeuticos, demonstramos aqui o tratamento para paralisia do braço e formigamento que ficou completamente restabelecido utilizando este método de moxa com 3 cones em forma de fila na área do antebraço.

Estes pontos foram descobertos perguntando-se ao paciente onde ele sentia mal estar no braço, ou seja de onde ele (paciente) acreditava que seria o local responsável pelo seu problema de paralisia e formigamento indesejável. Ao mostrar esta área e por ser de grande extensão o moxaterapeuta cobriu o seu trajeto com vários cones de moxa para que o estímulo fosse forte o suficiente para alcançar o alívio procurado pelo sofredor. Após a primeira aplicação o paciente se livrou do formigamento e começou a apresentar movimentos nos dedos e mão. Com a repetição do tratamento em outras sessões ficou completamente restabelecido de seu problema.
Outro método de aplicação curioso é a moxaterapia sobre a pasta de Misso em pontos da pele. Esta aplicação é feita nas costas de um paciente idoso para a maioria de seus problemas. O uso da moxaterapia com M
isso em idosos rende um excelente resultado na maioria de suas doenças. Por isso existe o provérbio ¨Moxa e Missô quanto mais velho melhor¨. Não importa que tipo de doenças o idoso tenha, ao encontrar os pontos sensíveis ao toque e pressão ou tensos devemos aplicar a pasta de misso nos mesmos e colocar os cones de moxa por cima e acende-los com incenso e deixar que a qualidade do seu calor penetre profundamente nestes pontos. Assim a energia Ki será fortalecida rendendo uma melhor circulação sangüínea e ativando a resitencia física, onde o idoso receberá os benefícios terapeuticos deste metodo de tratamento.

Aprendemos assim que não há ultimo mestre de aplicação de moxaterapia Okyu pois este é um método que os praticantes estarão sempre descobrindo novidades de como aplica-lo.
Por isso Isaburo Fukaya o grande conhecedor de moxaterapia do Japão viajou pelo interior do Japão a procura de antigos praticantes de moxterapia Okyu para aprender os seus métodos familiares de tratamento.
Portanto continue sempre praticando para ajudar ao próximo.
Estamos testando a moxa sobre misso para vacas com mastite. Somos muito gratos pela luz transmitida. Dr Canal MV - Itapetininga SP.
ResponderExcluir