segunda-feira, 29 de junho de 2009

A moxa de Edo (Coração e Mente).

Desde a época Edo que a moxaterapia ganhou popularidade pelo grau de sua efetividade. Almanaques dando informação de como plantar o Yomogui (artemísia) para fazer a Mogusa (moxa) ou como aplica-la para aliviar dores e outros sintomas eram ensinados ao povo. Havia no passado festivais de moxa, onde produtores de mogusa e terapeutas de outras cidades vinham demonstrar as suas técnicas de tratamento com moxa. Portanto na historia do Japão a moxa ganhou grande popularidade no meio da população, por ser de facil aplicação e não oferecer risco, er praticada em familia pelos avós que tratavam os seus entes queridos com carinho e amor através da aplicação do calor da moxa. Várias obras de pintura artística foram feitas em sua homenagem. Muito das técnicas antigas de moxa se perderam com o tempo, mas tentam ser resgatadas pelos pesquisadores de medicina oriental para que esta arte não se perca com o tempo. Ainda há remanescentes de suas aplicações em templos budistas japoneses onde a aplicação de moxa ganha um caracter sagrado de retirar os maus espiritos e pacificar a mente espantando a má saúde e fortalecendo o corpo contra o stress e as doenças comuns.

Antigos samurais se tratavam com moxa assim como as senhoras da sociedade. Este tratamento contém uma parcela mística e espiritual em seu método. Os terapeutas apaixonados pela moxaterapia pesquisam o seu uso tentando cada vez mais aprimorar e encontrar métodos de aplicação cada vez mais úteis de tratamento aplicando pequenos cones de moxa sobre a pele. A moxaterapia nunca ira desaparecer, nesta época onde o uso da agulha fica proibido para os terapeutas não medicos ou com formação de área de saúde, a moxa torna-se um excelente meio de ser eficiente na sua clinica diária. Não ha necessidade de aplicar agulha para render um bom efeito terapeutico, apenas utilizando moxa vc conseguirá atingir um alto grau de eficiencia e alivio do sofrimento de seus pacientes.

O metodo de aplicar a moxa exige do praticante a concentração mental no objetivo de com a força do pensamento atrair a recuperação da saúde do paciente (aplique a moxa com o coração), o número de cones utilizados no tratamento na verdade tem o propósito de alcançar o mesmo objetivo das dinamizações homeopáticas, Quanto menor o número de cones o tratamento esta sendo dirigido para o corpo físico e suas funções fisiológicas. Mas quando utilizamos um grande número de cones, o tratamento esta sendo dirigido para o corpo mental ou o corpo sutil energetico. Quando se forma uma bolha na pele devemos atentar para sua cor e quanto tempo leva para cicatrizar. Estes detalhes nos mostram o grau de importancia da doença no corpo do paciente.
Hoje sabemos que a mente tem a capacidade de influenciar as micropartículas por isso a reza ou recitação de mantras budistas é muito importante enquanto faz a aplicação de moxa em seus pacientes. Aqui ensinamos os pontos espirituais para aplicação de moxa:
Hyakue(VG20), Amon (VG16), Futi (21VB), Daitsui(VG14), Shintyu (VG12), Reida (VG10).
Aplique bem e tenha boa saúde.

Nenhum comentário:

Postar um comentário