quinta-feira, 17 de setembro de 2009

Moxa para Esporão de Calcaneo.


O esporão de calcaneo possui um sintoma particular de dor onde os pacientes apresentam dor na área plantar do calcâneo, pior pela manhã ao colocar o pé no chão, sendo mais severa durante os primeiros passos, com melhora posterior e piora no final do dia. A dor é descrita como uma queimação, profunda, ocasionalmente lancinante e é o resultado de alterações degenerativas na origem da fáscia plantar e da periostite por tração do tubérculo medial do calcâneo. Com o passar do tempo e com o estresse repetitivo podem ocorrer microtraumas na origem da fáscia, gerando um processo inflamatório local, e posteriormente a imagem radiológica de uma espicula.
O tratamento recomendado é relativo, diminuição de atividades que produzam estresse sobre o calcanhar, utilização de palmilhas e órteses, antiinflamatórios não hormonais. Neste caso a melhor opção é utilizar a moxaterapia como medida antiinflamatória. Aplicando um cone médio de moxa no local do calcanhar, onde o calor da moxa deve penetrar, o paciente deve sentir o calor alcançar o interior do osso. Para gerar este efeito aplicamos o cone de moxa no calcanhar sobre um cartão de papelão. repetimos de 3 a 5 vezes esta queima e imeditamente a dor desaparece trazendo alívio. O tratamento poderá se repetir por 3 vezes até total recuperação sem recidiva. Faça uma palmilha protetora do calcanhar com uma esponja SCOTBRITE, cortando-a na forma do calcanhar com um orifício de uma polegada dentro. Coloque-a no sapato com a parte amarela para o calcanhar e a parte verde para o sapato. Use-a durante o tratamento com moxa e a recuperação se dará mais rápido.

2 comentários:

  1. poxa achu q tenho isso mais u meu formo um hematoma oq seria?

    ResponderExcluir
  2. Eu também tive um súbito e inexplicável hematoma próximo aos dedos, apesar de toda a dor ser exatamente como a descrita no texto acima. O que serÁ?

    ResponderExcluir