quinta-feira, 10 de setembro de 2009

A História da Acupunctura Coreana

(Foto de Hodjun)
A agulha da acupuntura é um instrumento médico usado para curar doenças através do método de retirar o sangue e de estimular determinados pontos em humanos e em animais picando-os.
Em épocas pré-históricas, bordas afiadas de pedra foram usadas, e com o passar do tempo, os povos começaram a usar ossos de animais e partes quebradas de porcelana preferivelmente. Então, desenvolveram as agulhas feitas de cobre e bronze, e mais tarde, ouro e prata. Entretanto, as agulhas feitas de metal podiam facilmente quebrar-se, oxidar e contaminar pelo tétano. Nos anos 60, agulhas feitas do aço inoxidável que impedem a oxidação ou ruptura foram inventadas, e atualmente, as agulhas feitas deste metal de liga especial são usadas.

Então, quando as primeiras agulhas foram usadas? Quando estudamos os registros, o tempo aproximado é após a dinastia de Han de China. Sabe-se que a acupuntura entrou em uso depois que os Nei-jing foram escritos, que era ao redor 200 BC. Assim foi aproximadamente 2200 anos desde que as agulhas foram usadas para o tratamento médico. Quando comparado com outras ciências médicas, como a medicina ocidental torna-se superior de algumas maneiras, mesmo com aquelas que são geologicamente contemporâneas, como a medicina indiana e a medicina árabe, não mostram nenhum traço de acupuntura. Ou seja, a acupuntura é uma característica original da medicina coreana que a diferencia de outras ciências médicas. A acupuntura teve sua influencia na medicina chinesa que pode ser resumida como o nascimento da noção do conceito de merdiano e seus pontos, do desenvolvimento do diagnóstico do pulso, e da descoberta dos pontos patológicos no corpo como pontos do tratamento. Voltando para a história da acupuntura coreana. A acupuntura de pedra, que pode ser o começo da acupuntura, foi usada na Coreia descoberta em escavações. Durante a dinastia do reino de Silla, a fama da acupuntura viajou pelo mar ao Japão. No 9º ano do Rei Seon Duk, diz-se que um japonês nomeado Ki Ha Byun Nam veio a Silla para estudar a acupuntura, e tornou-se mais tarde famoso como perito no Japão. Durante a dinastia de Geryeo, a acupuntura era matéria obrigatória nos exames do serviço civil. Todos os estudantes de confucionismo coreanos tiveram que aprender a acupuntura de Nanjing ou de Neijing. A acupuntura foi praticada mais extensamente durante a dinastia de Joseon. O tratamento da acupuntura era barato, facilmente portátil, e às vezes ainda mais eficaz do que a medicina de ervas destiladas. Para estas razões, a acupuntura foi bemvindas não obstante do tempo. Era um tratamento indispensável para os camponeses assim como oficiais elevados do governo. Com este esforço e interesse, a acupuntura em meados de Joseon floresceu com o médico real Ho Djun, seguido por Heo Im. Heo Im, foi um doutor oficial real e notável acupunturista no Seon Jo.

Eles escreveram a sua experiência com acupuntura no primeiro livro de acupuntura da Coreia o Clássico Dong Eui Bo Gan. Ho Djun, que é da mesma era, compilou o livro Dong Eui BO Gam, e incluiu a teoria da Acupuntura. Esta onda continuou até a última parte da dinastia de Joseon e influenciou Lee Hyung Ik, que era famoso acupunturista e o eremita Saam, que desenvolveu um método novo de acupuntura. Lee Kyung Seok (1595-1671) escreveu o epilogo para Heo Im em suas experiências com acupnutura e disse: " O pessoa desta terra lutou contra doenças com um método de tratamento chamado acupuntura desde muito cedo. Assim, o famoso provérbio coreano ' Primeiro trate com agulha e depois moxabustão ' é muito popular. Este provérbio inclui uma escala muito larga dos povos coreanos, vindo dos camponeses aos nobres king."

O interesse comum na acupuntura pelo povo coreano, se deve na maior parte devido a Dynastia de Joseon; por Ho Djun, Heo Im, e o eremita Saam. Porque a acupuntura coreana esta fazendo o progresso no século XXI, a acupuntura é já não apenas um tratamento oriental da medicina; é agora um recurso mundial. Hoje, a acupuntura está tendo progresso com as pesquisas ativas sobre os meridianos e o desenvolvimento de muitos métodos diferentes da acupuntura. E o tratamento da acupuntura igualmente está mudando. A acupuntura é amigável com os povos, e pode ser usada relativamente facilmente. Entretanto, por causa destes traços, é mal interpretada às vezes como um truque. A acupuntura deve se desenvolver com uma compreensão profunda do ser humano e das suas doenças e ser praticada com técnicas hábeis. Portanto o Japão deve muito ao desenvolvimento da sua acupuntura à Coreia pela sua herança cultural e de seus livros traduzidos. Pois a China perdeu a maioria de seus livros por causa do massacre cultural do imperador Qin.

8 comentários:

  1. Muito interessante esse texto, agora depois de assistir o filme Coreano honra o teu nome, fica mais visível a origem da acupuntura, fico feliz por ter apendido mais sobre o assunto, agradeço a sua postagem. muito bom mesmo obrigado.!

    ResponderExcluir
  2. Assisti o filme também e gostaria de saber se Heo Um utilizava técnica avançadas para sua época? Levando os criadores do filme relacioná-lo com uma personagem 500 anos ao seu futuro.

    ResponderExcluir
  3. Ótimo comentario. Obrigada. Só vi a série e adorei. Muito esclarecedor.

    ResponderExcluir
  4. Ótima serie!
    Inspiradora para acupunturistas ou nao!
    Gostaria adquirir o livro . Alguém saberia como consigo?

    ResponderExcluir
  5. Eu acabei agora de assistir a série Honra Teu Nome, eu já achava essa técnica da acupuntura incrível, agora tem o meu mais sincero respeito.
    Heo Im ������������

    ResponderExcluir
  6. Adorei a serie heo im foi notavel na vida real e com a serieficou esclarecedora amei

    ResponderExcluir
  7. Parabéns pela matéria. Assisti 3 vezes a Série Honra Teu Nome, para ver todos os detalhes, aprendi muito . Que respeito a Cultura Coreana . DR. HEO IM , ainda lembrado 👏👏👏👏👏🙏

    ResponderExcluir