quinta-feira, 10 de setembro de 2009

A Acupuntura Perdida da China.


A sabedoria da acupuntura e da moxabustão foi desenvolvida na China desde 3.000 anos atras. Entretanto, quando os guerreiros de Qin Shi Huang para dominar os 6 Reinos da China para torna-la unificada com uma só cultura e escrita, mataram muitos eruditos e queimaram todos os livros a mais de 2.000 anos, muitos estilos de acupuntura e de técnicas de moxibustão especiais foram perdidas ou tornaram-se fragmentadas.
Em seguida o Di Nei Jing de Huang transformou-se no clássico dominante e com ele o sistema de 14 meridinos regulares. Na compilação dos Di Nei Jing de Huang, muita informação precedente foi perdida ou foi omitida e umas teorias mais novas e novas idéias foram adicionadas, portando mesmo entre os chineses e arqueólogos Coreanos e Japoneses estudiosos das antigas tradições medicinais não o levam em consideração como sendo o melhor livro de Acupuntura da China, mas uma cópia que ainda existia na Coreia chamada Ling Shu, ou o Clássico das Dificuldades, é considerado superior pois o anterior se contradiz e tras muitos conceitos duvidosos. Entretanto, determinados eruditos mestres de acupuntura escaparam ao massacre de Qin Huang Shi se movendo ao leste das montanhas para o local que é agora conhecido como Shandong. Estes eruditos acupunturistas continuaram a ensinar suas próprias teorias e técnicas dentro do sistema de aprendizagem famíliar, e com isso a verdadeira acupuntura chinesa se manteve perdida mas escondida em algumas familias secretamente até hoje consideradas como um tesouro familiar. Os chineses tentam até hoje decifrar o que perderam, mas ainda estão longe da verdade da acupuntura que ainda existe na Coréia e Japão.
Por causa desta longa história de guerras civis periódicas, estes erudito-doutores preferiram transmitir oralmente o seu conhecimento. Não gravando em escrituras nos rolos de varas bambu tradicionais que poderiam ser roubados, perdidos, ou queimados, por isso fizeram seus estudantes aprender suas lições de cor memorizando.
Assim alguns mestres famosos chineses temendo ser assassinados fugiram para a Coreia ou para o Japão. E por isso atualmente a Coreia e o Japão são os verdadeiros descendentes da antiga e tradicional acupuntura chinesa. Dentre estes estilos há o mestre Tong Jing-Chang de Shandong, por exemplo, que tem uma acupuntura diferente e de rapido e alto grau de eficiencia terapeutico, coisa que não acontece com os estilos da China Continental praticada em Beijing que usa principios duvidosos de frio, calor e humidade, este antigo estilo familiar de mestre Tong existe mostrando como pode ter sido as antiga e verdadeira acupuntura perdida da China. Esta é a verdade escondida por detrás dos massacres culturais chineses e o seu resultado na futuro de suas artes. Este conhecimento não é muito divulgado, mas nos mostra o porque da acupuntura da Coreia e do Japão ser tão eficiente.

2 comentários:

  1. Prezado Dr. Cunha,
    Gostei muito do artigo A Acupuntura Perdida da China. Realmente o que tudo nos indica é que o Japão e Coreia são os guardadores da antiga acupuntura chinesa, e não a acupuntura herbarica que observamos hoje na China.
    Eu gostaria de fazer alguns comentarios sobre o texto no sentido de não gerar confusão para aqueles que estão iniciando o estudo da acupuntura.

    No segundo parágrafo: Di Nei Jing de Huang o correto não seria Huang Di Nei Jing?

    Também no segundo parágrafo: (...)Ling Shu, ou o Clássico das Dificuldades (...)

    Ling Shu apresenta a tradução de Pivô Milagroso, entre outras traduções, e o livro que apresenta a tradução de Clássico das Dificuldades é o Nan Jing. Creio que houve uma confuusão quanto aos clássicos.

    Outro porém, é que o Ling Shu faz parte do clássico Huang Di Nei Jing, e talvez, o correto nesse texto seria substituir o Ling Shu pelo Nan Jing.

    Alguns autores chineses citam com frequencia o Nan Jing, como Kiito Matsumoto, onde justifica seu tratamento com esse clássico.

    São esses comentarios que eu gostaria de fazer e deixar claro que o texto esta muito interessante.
    Abraço
    Rafael Vercelino
    Fisioterapeuta e Acupunturista

    ResponderExcluir
  2. Caro Rafael,
    Muito obrigado pelos seus comentários. Voce tem razão quanto a confusão de34 informações veiculadas. Um gde abraço do Cunha.

    ResponderExcluir