quarta-feira, 21 de abril de 2010

Moxa Bovina



A moxa foi usada em animais domésticos durante milhares de anos. Atualmente no Japão, o gado de leiterio e os cavalos de corrida são clientes regulares da moxa dos veterinários. A seguinte informação foi retirada do jornal norte-americano da medicina oriental, no. 13 e foi redigida por Bunzo Takamatsu, D.O.M., L.Ac. O Dr. Torashige Hosaka, D.V.M. tem feito a moxa extensivamente em vacas durante redor vinte anos em Kyushu. No Japão. O Dr. Hosaka tenta a moxa em todos os tipos das doenças, dos problemas digestivos, dos problemas reprodutivos e dos problemas osteomusculares aos problemas urinários. Encontrou na moxa eficacia para a maioria de problemas tendo usado frequentemente ele em combinação com a medicina ocidental. Um fazendeiro de gado leitero, que tinha a grande dificuldade com problemas da infertilidade, encontrou a cura na moxa. Sumariou os efeitos da moxa, quando ha problemas reprodutivos nas vacas, como segue:
1. Tornou-se fácil dizer a época do estrus e daqui mais fácil impregnar.
2. As vacas tornaram-se menos suscetíveis à mastite.
3. Eliminou o problema da paralisia da parturiente.
4. Havia muito menos incidência da placenta retida.
Não há nenhuma dúvida que a moxa trabalha, mas há ainda muitas coisas desconhecidas sobre o mecanismo dela. Dr.Hosaka sumariza as ações da moxa como segue:
1. Moxibustion normaliza a função do sistema nervoso autonómico. Principalmente, estimula o sistema nervoso parasympathetic, promovendo o movimento peristaltic nos intestinos, a contração do útero, a contração da bexiga, etc.
2. Moxa estimula o sistema imunitário. Sua ação cauterizing estimula uma resposta imune.
3. Moxibustion igualmente promove o secretion da hormonios. As vacas sem estrus por mais de 100 dias têm o estrus dentro de uma semana após o moxibustion. Um aumento de 20% na produção de leite é comum após o moxibustion. Um fato muito interessante é que o moxibustion parece estimular secretions da hormona quando são demasiado baixos e represses os quando são demasiado elevados. Isto conduz-nos ao princípio seguinte de moxibustion.
4. Moxa tem uma função do dobro do ajuste ou da função autonómica do ajuste. Por exemplo, a moxa para a constipação faz fezes mais macios e normaliza o movimento peristaltico, e para a diarreia faz fezes mais duras e normaliza o movimento peristaltico. Parece que a moxa tem um efeito homeostático no corpo, causando um contrapeso fisiológico perfeito.
Utiliza-se uma bola de moxa do tamanho de um kibe e como proteção aplica-se sobre uma camada grossa de pasta de misso (massa de soja fermentada). Deixa-se queimar até o final. O boi relaxa e descansa enquanto o estímulo é feito. Mais um grande tratamento usando moxaterapia pode ser feito.

Nenhum comentário:

Postar um comentário