quarta-feira, 6 de maio de 2009

VAMFIT

O método VAMFIT (Verificação Analítica de Meridianos Flutuantes e Imediato Tratamento) desenvolvido por Masao Kido é baseado no sistema de circulação da energia Ki nos meridianos conforme consta nos livros canônicos Neijing e Clássico das Dificuldades Nanjing da Tradicional Medicina Chinesa. Para visualizarmos melhor, tomemos a energia Ki como energia vital, mas ao mesmo tempo sutil, onde o comportamento de seu fluxo pode ser comparado ao fluxo constante de uma corrente de sopro quente em um tubo que nunca pára.
Segundo estes livros há dois tipos de comportamento do fluxo de energia Ki nos meridianos:
a) Fluentes – significa que há livre e permanente fluxo harmônico de energia Ki no seu sistema de distribuição de meridianos (principais, distintos e tendino-musculares).

b) Flutuantes – significa que há distorções ou turbulência de corrente de sopro frio (Jaki) no fluxo de energia Ki quente no interior de seu sistema de distribuição de meridianos (principais, distintos e tendino-musculares).
O método VAMFIT consegue rapidamente verificar se há desarmonia ou flutuação causada pelo sopro frio (Jaki) no fluxo quente de energia Ki dos 12 meridianos principais e em suas relações com os meridianos tendino-musculares e distintos, podendo ser comprovado nos 18 pulsos do corpo (9 pulsos bilaterais) e nos 12 pulsos (6 pulsos bilaterais) do membro superior.
A teoria através dos livros canônicos nos informa que quando há invasão do sopro frio (Jaki) nos pontos do pescoço, causa dor e torcicolo, este sopro ao invadir, entra no sistema que coordena o livre movimento das vértebras e sistema muscular cervical (tendino-muscular). Este fato nos proporciona entender que o pescoço é uma área crítica e pelo exame dos pontos que residem nos músculos escaleno anterior, posterior e médio, assim como o músculo esternocleido mastóide fica visível a distorção na sua coordenação e tônus muscular, tornando-se uma excelente área de diagnóstico onde podemos fazer dois tipos de teste:

a) Teste de tensão muscular e dor através da palpação.

b) Teste do arco de movimento livre das vértebras e musculatura cervical.
VAMFIT torna-se um fato, o ponto de acupuntura torna-se um ponto de VAMFIT, o seu efeito curativo resume toda atenção de sua aplicação. A teoria da aplicação do VAMFIT reside na expulsão do fluxo de sopro frio existente nos 12 meridianos principais regidos pelo princípio negativo e positivo conectado aos 18 pulsos e as 12 seções de pontos dos elementos para se espalhar pelo sistema. Assim como o ar inspirado do Céu, a energia Ki do Universo também atua sobre os batimentos arteriais dos 12 pulsos do membro superior. A teoria de Motoya nos explica o valor da integralidade humana estar conectada à uma seção pequena do corpo humano ligada ao espaço exterior




Os pontos de Entrada VAMFIT são:

Três pontos de teste na linha da glote, anterior, médio e posterior ao músculo esternocleido-mastóide.
(E9) do meridiano do Estômago (amarelo).
(IG18) do meridiano do Intestino Grosso (branco).
(ID16) do meridiano do Intestino Delgado (vermelho).


Três pontos na linha do ângulo da articulação mandibular, anterior e posteriores ao músculo esternocleido-mastóide:
(ID17) do meridiano do Intestino Delgado (rosa).
(TA16) do meridiano do Triplo Aquecedor.
(B10) do meridiano da Bexiga (azul).

Três pontos na linha do lóbulo da orelha:
Atrás do lóbulo e posteriores ao músculo esternocleido-mastóíde.
(TA17) do meridiano do Triplo Aquecedor (vermelho).
(VB12) do meridiano da Vesícula Biliar (branco).
(VB20) do meridiano da Vesícula Biliar (azul).

O teste VAMFIT do pescoço, se faz em primeiro lugar pedindo ao paciente para virar o pescoço para a direita e para a esquerda, observando para que lado o arco de movimento é menor. (A foto nos mostra o músculo esternocleido mastóide). Em segundo lugar devemos pressionar bilateralmente cada ponto acima demonstrado, buscando sensibilidade dolorosa no paciente. Cada ponto deve ser anotado para após aplicar as agulhas nos pontos de encontro inferiores, e testar novamente o arco de movimento cervical. Se estiver normalizado o tratamento foi executado com sucesso.

Os pontos de Encontro Inferiores VAMFIT são:
Pontos VAMFIT inferiores:

(E 9) ESTÔMAGO à (E 36)
(IG 18) INT. GROSSO à (E 37)
(ID 16) INT. DELG à (E 38)

Pontos VAMFIT médios:

(ID 17) V. BILIAR. à (VB 34)
(TA 16) T. AQUEC. à (B 39)
(B 10) BEXIGA à (B 40)

Pontos VAMFIT superiores:
(TA 17)
(VB 12)
(VB 20)
Aplicando agulha nestes pontos de referencia, aliviamos os sintomas e também restituimos o arco de moviemnto cervical à normalidade. Sinal de que a terapia foi efetiva.


Nenhum comentário:

Postar um comentário