quarta-feira, 6 de maio de 2009

Moxaterapia Biwa

Biwakyu (Moxaterapia de Pressão com Nêspera).
Em seus ensinamentos Buda se refere à árvore de Nêspera (Biwa em japonês), como a rainha das ervas medicinais. No Sutra Nirvana, Buda dá referências sobre o uso medicinal da Nêspera (frutos, folhas, ramos e sementes) como remédio pra manter a saúde. Buda considerava suas folhas como um leque que sopra afastando do corpo humano qualquer mal existente. A Nêspera possui o poder de salvar a vida, afirmava. Quando o Budismo foi introduzido na China, a Nêspera foi incorporada às artes locais de moxaterapia e ao repertório dos chás medicinais. No meio do século sexto a medicina Budista chegou ao Japão sendo incorporada igualmente ao sistema terapêutico, que até hoje é preservado. Os monges japoneses utilizam-na tradicionalmente em seus templos, a moxa de pressão com a folha da nêspera






Como sabemos se a pessoa esta doente?
É de conhecimento das práticas de tratamento que fazem parte da medicina oriental (que norteiam o uso da agulha, moxa e pressoterapia) o fato de ao ativarmos a energia dos órgãos internos, recobramos a saúde do paciente, utilizando para isso a localização dos pontos sutra do paciente. O efeito terapêutico é objetivo no tratamento das alterações e distorções conhecidas como:
Kori (tensão ou dureza) de pontos de tratamento e dor que afetam a circulação sangüínea tornando-a deficiente ocasionando diminuição do arco de movimento articular acompanhado de sensação dolorosa e tensão muscular envolvida. A circulação sangüínea deficiente e em hipofunção é devido a conversão do estado de energia em negativo. Devemos converter este estado para o padrão de equilíbrio. A instabilidade mental como nervosismo e tensão afetam o estado do sono levando o paciente ao estresse.





Preparando a Biwamoxa.

Adquira uma caixa de moxa em bastão, escolha um para acende-lo. Informamos que poderá utiliza-lo mais de uma vez (o mesmo bastão). Pode aplica-lo em seus pacientes diáriamente se achar necessário. Mas, uma vez por semana é o usual.



Como acender a moxa em bastão.

A moxa em bastão deve ser acesa em chama de vela. Segure o bastão e lateralmente aproxíme-o da parte mais alta da chama da vela. Na figura o praticante não retirou o papel protetor (o que dificulta acende-la). Aconselho que retire o papel protetor para facilitar. Com a moxa acesa, a brasa deve ficar aparente (sem acúmulo de cinza para evitar que o calor não seja abafado por ela) para que não perca a qualidade de calor irradiado.


Mantenha a moxa no cinzeiro para sua segurança.

Quando estiver utilizando a moxa bastão, mantenha-a sempre no cinzeiro tomando cuidado preventivo contra incêndio. Não deixe acumular cinza na brasa pois abafará o calor irradiado.
Sempre observe a brasa e bata a cinza acumulada no cinzeiro, não deixe que esta cinza quente caia na pele do paciente pois poderá dar a sensação de queimadura (causando sofrimento ao paciente).



Colocando a folha de Biwa.
A folha de Biwa deve estar protegida contra a brasa acesa utilizando um papel. Utilize um papel A4 (tipo toalha de papel), dobre-o em 4.O bastão de moxa fica no papel que proteje a folha de Biwa. O papel não se queima quando a brasa esta encostada (não se preocupe) pode aplicar a folha de Biwa com segurança.


Aplicando Biwamoxa.
Envolva a folha de Biwa neste conjunto e aplique-a sobre as áreas de dor e sintomáticas. Aplique-a até esquentar e retire-a, repita até que a área fique avermelhada. Faça este procedimento em cada área dolorida ou afetada. Lembramos que não devemos deixar que a cinza quente quente caia por acidente na pele do paciente.
A Biwamoxa pode ser aplicada sem contraindicações e a qualquer momento, possui muitas vantagens para saúde além do baixo custo.

Aplique este conjunto sobre o local doloroso ou sintomático, como por exemplo: na testa para sinuzite, no peito para tosse e asma, na barriga para diarréia ou prisão de ventre, no local de dores de ombro, lombar , torcicolo e etc.


Um comentário:

  1. Muito interessante.. gostaria de saber se a folha de ameixa deve ser seca ou verde... ótimas referências.

    Wheslerk

    ResponderExcluir