quarta-feira, 2 de janeiro de 2013


Mubun Dashin Jitsu

Inicio

Método Dashin é conhecido como método japonês de acupuntura..Com o surgimento de agulhamento com tubo guia (Shinkan) por Waichi Sugiyama,,o Dashin passou a ser menos utilizado.
Foto: Renpu Fujimoto.
Porem atualmente Dashin volta a ter interesse. Em 2008 e 2009 o grupo de hokutoukai recomeçou o grupo de estudo de Dashin. .Houve muitas manifestações e a apresentações e demonstrações praticas de Dashin que tambem tiveram boa recepção.
Foto: Waichi Sugiyama.
O método de Rempu Fujimoto também faz uso do Dashin e o metodo Nei Jing. 
O metodo Dashin a principio era batido com martelinho e agulha grossa. Porem com o passar dos anos ,com a experiência de vários acupunturistas, descobriu-se que mesmo sem bater o martelinho, mas somente a vibração provocada na pele traz bons resultados. (foto inferior: Martelo e Uchibari Bioaccus).
Foto Livro: Shindohiketsushu.
A agulha passou a ser de ponta redonda e mais grossa. Foram utilizadas ligas de ouro,prata,aço inox até chegar ao material utilizado atualmente (Alumínio e Latão). Essa mudança para os japoneses foi bem aceita, por ser mais higiênica e mais adaptada ao estilo japonês.
Desta vez gostaria de explicar a técnica de Dashin de maneira compreensível.

Material de Dashin
O material é o que esta ilustrado. Cabo régua de 12 cm,martelinho de madeira,agulha com 6 mm de diametro com 75 mm de comprimento,teishin com 3 mm de diametro com 75 mm de comprimento.




Dashin se faz apenas no abdome.
Dashin limita a área de trabalho somente na área do abdome.O abdome mostra a perversidade em certa área. Comparado a pontos de acupuntura,a área de trabalho é maior.A ponta de agulha mais larga aumenta a área de contato na pele,portanto consegue tratar uma área maior. Pelo método Mubun se percebe a presença do Ki (quando tocamos ou em palpação profunda). Pode ser superficial, profundo,no aquecedor superior,médio ou inferior.A comparação entre direita e esquerda de maneira geral,ajuda no diagnostico.

Curso sobre Mubun Dashin Jitsu.
http://www.ebramec.com.br/cur_acupunturajaponesa.htm
EBRAMEC - Escola Brasileira de Medicina Chinesa 
Rua Visconde Parnaiba, 2727 - Bresser Moóca - São Paulo - SP - Fone: 0xx11 2605-4188/ 2155-1712/2155-1713 - ebramec@ebramec.com.br




Nenhum comentário:

Postar um comentário