segunda-feira, 27 de abril de 2009

Cunhaharikyu-in

Busco sempre estar atualizado sobre as técnicas de tratamento adotadas no Japão atualmente.

Me especializando em métodos não invasivos de tratamento, como: Moxaterapia Okyu, Magnetoterapia, Tecnica Mubun Dashin de percussão abdominal com martelo e pino, e outras.

O corpo humano é muito complexo em seus compionentes, uma tecnica apenas para trata-lo não produz muito efeito, portanto...devemos sempre somar tecniocas e metodos de tratamento para assegurar ao paciente o máximo de resultado terapeutico. Com o tempo de experiencia vamos aprendendo qual tecnica deve ser empregada em cada caso. Há muitos fatortes envolvidos, como: vicios posturais, traumatismos anteriores, alimentação, stress, e meridianos.

A manutenção da distribuição da energia Ki é um dos fatores fundamentais para a manutenção da saúde e bem estar. Os sinais de seu desequilíbrio, o corpo nos mostra.

Devemos sempre pensar na qualidade terapeutica oferecida ao paciente.

3 comentários:

  1. As fases do Yakudoshi (Períodos Maléficos das idades).

    O Shintoismo e Budismo estudam o fenômeno de fases negativas do ser humano desde a antiguidade, ou seja, a idade que cada pessoa estaria mais fraca para agüentar a energia negativa ao seu redor, considerada responsável pela ocorrência de doenças mentais e físicas predisposição a câncer e etc. O Yakudoshi (fase negativa das idades) nos ensina as fases que mais devemos ter cuidado quando tratamos para não desgovernar o Ki do paciente. São consideradas idades de Yakudoshi para os homens 25, 42 e 61 anos. Para as mulheres, o problema está nos 19, 33 e 37 anos. Todos também devem tomar cuidado nos anos anteriores (maeyaku) e posteriores (atoyaku) às idades críticas. As mais preocupantes (taiyaku) são os 42 anos para os homens e os 33 para as mulheres. Sempre acalme o Ki e o espírito utilizando moxa no ponto Hyakuê (20VG). Quando perceber que o paciente possui nervosismo, tensão nervosa aplique 5 ou 7 moxas no ponto Hyakuê(20VG) no final do tratamento (Eu aproximo a brasa de um incenso bem grosso até que o paciente acuse ardência de queima – o paciente sente arrepio do alto aos pés) e bata com o punho fechado 3 vezes na sola de cada pé (protege contra influencias negativas). Saber sobre estes detalhes da muita diferença na qualidade do tratamento.

    Na verdade o fenômeno do Yakudoshi trata-se de épocas de mudança hormonal preparatória de adaptação das fases intermediárias da idade para alcançar idade mais avançada. Onde não há apenas a mudança nas taxas hormonais mais na qualidade de circulação sangüínea, tônus muscular, enzimas digestivas e etc. Portanto devemos ter cuidado ao tratar o paciente nestas fases de adaptação fisiológica. Devemos providenciar o tratamento preventivo de fortalecimento da saúde a\través do uso de moxa Okyu ao se aproximar desta fase.
    Agindo assim o paciente se prepara para uma boa passagem de idade intermediária, adquirindo uma melhor adaptação e melhor qualidade de vida ao entrar na idade mais avançada. Chama-se o tratamento da mudança de idade.

    ResponderExcluir
  2. Sensei Takeaki Iwatani natural de Fukushima desenvolveu uma nova técnica de tratamento para sintomas dolorosos (e outros sintomas) usando polaridade magnética (N/S). Aplicando pequenos imãs com esparadrapo em pontos sintomáticos Kori (duros, tensos) e de dor em conjunto com fio Itami-Ki (Ion Pumping Cord) contendo diodo polarizador de sentido da corrente de fluxo iônico magnético no organismo, criando um meridiano fora do corpo que ativa os meridianos internos (Lei das malhas elétricas de Kirchoff).
    A técnica do prof. Iwatani advém de seus estudos do uso terapêutico do fio Íon Pumping, desenvolvido por Yoshio Manaka para tratar os meridianos de acupuntura através dos pontos 8 Kikkei (oito vasos extra especiais), melhorada e atualizada por Tadashi Irie.

    Esta técnica, segundo Manaka, necessitava da interferência direta de um campo eletromagnético que permitisse a imediata reação de fluxo iônico entre duas extremidades distantes energizando o corpo.
    Como catalizador desta reação, Manaka uniu aos pontos a aplicação de imãs o que chamou de bi-polar contact. Mas mesmo assim, em alguns casos crônicos, a esperada reação iônica não ocorria devido a interferência de vários fatores. Portanto havia necessidade de amplificar o poder desta reação catalizadora para ativar o equilíbrio dos meridianos e aliviar os quadros dolorosos.
    Takeaki Iwatani uniu o Digital Contact (uso da polaridade dos dedos das mãos), imãs e malha de taping com tiras de esparadrapo.
    Sabe-se que a aplicação de taping com tiras de esparadrapo na pele provoca vaso dilatação em alto grau da micro-circulação dérmica provocando o aparecimento de vários neuro-transmissores através da circulação sangüínea e linfática, provocando um efeito catalizador local propício a trocas iônicas.

    ResponderExcluir
  3. Sempre trazendo valiosas informações pra gente, muito legal e importantes.
    Obrigado Amigo Cunha

    ResponderExcluir